A Bíblia é o meu diapasão

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo” (Cl 3.16).

O diapasão é usado para afinar instrumentos musicais. Ele tem um “tom” que nunca muda. Por isso ser tão importante afinar pelo diapasão. O ouvido apenas não oferece tal segurança, ele engana, o diapasão, não.

A Bíblia deve ser o diapasão na orquestra de nossa vida. Assim como ele não se altera em sua tonalidade podendo oferecer uma perfeita afinação, a Bíblia é por excelência o instrumento de Deus para afinar nossas vidas. “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105). “Não deixe de falar as palavras deste livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Js 1.8). Devemos pautar nossas vidas pela Bíblia.

Muitos criticam a Bíblia sem nunca a lerem, outros a lêem apenas como um livro histórico e não conseguem encontrar o sentido que ela tem. Jesus disse para os religiosos de seus dias: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida” (Jo 5.39-40). Eles faziam da Bíblia um fim em si mesma. Mas a Bíblia nos aponta para Jesus, que é o centro das Escrituras. Quem perder isso de foco se perderá todo. Jesus é maior que a Bíblia.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17). A verdadeira educação começa em Deus, pois “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Pv 1.7). Informação sem Deus não é educação.

Leia a Bíblia como a Palavra de Deus para a sua vida. Você nunca mais será o mesmo, porque seus caminhos serão iluminados e transformados.

Quando a Bíblia se torna nossa referência de conduta, nossa vida passa a ser agradável como uma bela canção bem orquestrada.